Semeadores da BOA-NOVA!

Antes de retornar para o Pai, Jesus, Nosso Senhor, colocou em nossas mãos uma grande tarefa a ser cumprida: ' 'Como o pai me enviou, assim também eu vos envio a vós" (Jo 20,21 "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (MC 16,15).
Jovem peregrino, a partir de agora essa tarefa também está em suas mãos. Existe algo urgente a ser feito nesse mundo; algo que não pode ficar para depois, pois deve alcançar a todos, em todo lugar: nossa tarefa é evangelizar, isto é, encher os corações, as nações, as culturas, todo o mundo, com o Evangelho de Jesus Cristo. A palavra 'evangelho' pode ser entendida, de modo bem simples, como 'boa notícia'. Evangelizar, portanto, significa levar uma boa notícia a alguém. Vivemos num mundo em que muitos têm acesso a todo tipo de informação, todo o tempo, por vários meios. Infelizmente, grande parte das informações que giram pelo planeta é bastante ruim. Algumas pessoas chegam a se perguntar se ainda vale a pena tentar mudar o rumo dos acontecimentos, já que todo esforço parece pequeno demais. Num tempo tão cheio de más notícias, nós cristãos temos uma grande notícia a espalhar; ela é capaz de gerar esperança nos corações, porque nos garante que Deus pode muito mais do que nossos esforços somos capazes. Nossa boa notícia tem um nome: JESUS CRISTO! E o modo de espalhá-la é semeando a Palavra de Deus nos corações e mentes humanas.

O Beato João Paulo II disse certa vez que "quem verdadeiramente encontrou Jesus Cristo não pode guardá-Lo para si; tem de anunciá-Lo". Talvez você já tenha experimentado isso em seu próprio coração, não é mesmo? Anunciar Jesus Cristo não é uma tarefa complicada ou difícil, ainda que seja sublime! Mas, para lançar a semente do Evangelho no coração de alguém, é preciso que você próprio esteja com o coração repleto de Cristo. Como fazer isso? Familiarizando-se com a Sagrada Escritura, onde Cristo se toma acessível a nós. Conhecer a Escritura é mergulhar no coração de Deus, pois assim como nossas palavras manifestam o que há dentro de nós, a Palavra de Deus reflete Seu próprio coração, Seu modo de pensar e de agir.

Com efeito, enviou o Seu Filho, isto é, o Verbo eterno, que ilumina todos os homens, para habitar entre os homens e manifestar-lhes a vida íntima de Deus (cf. Jo 1,1-18). Jesus Cristo, Verbo feito carne, envia- do «como homem para os homens» (3), «fala, portanto, as palavras de Deus» (Jo 3, 34)

Em Jesus Cristo, a Palavra de Deus se fez carne. É Deus falando a linguagem humana; querendo conversar conosco. Jesus é a Palavra definitiva do Pai. Toda a Biblia converge para Ele, a perfeita expressão do amor de Deus pelos homens:

"Depois de ter falado muitas vezes e de muitos modos pelos profetas, falou-nos Deus nestes nossos dias, que são os últimos, através de Seu Filho". (Hb 1,1-2). Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16).

É preciso "alimentarmo-nos da Palavra para sermos servos da Palavra".3 Esse foi o convite do Papa João Paulo II às vésperas do terceiro milénio. Não se esqueça de que, para que sua tarefa de evangelizador produza frutos, você próprio deve cuidar de sua amizade com Deus, estando atento ao que Ele diz, por exemplo, a cada celebração, pois a Palavra viva de Deus é o próprio Jesus, que conhecemos e ouvimos pela pregação da Escritura na Igreja. Procure, também, tornar a Biblia a fonte de inspiração para sua oração. Pode ser um bom começo, para aprender a ouvir a voz do Bom Pastor, conduzindo sua vida. Muitos podem orar por você, mas ninguém pode orar no seu lugar, pois sua comunhão com o Senhor é fruto de um empenho pessoal e generoso. Você já esteve com sua Bíblia nas mãos hoje?

Evangelizar é fazer ressoar a Palavra de Cristo junto daqueles que desejamos alcançar com a Boa-Nova. O papa Bento XVI nos diz que essa Palavra "interpela; orienta; plasma a existência". Anunciar o Cristo significa comunicar algo vivo capaz de transformar para melhor aquele que O recebe. Nossas palavras humanas não devem ser obstáculo para a simples e desafiadora verdade do Evangelho, mas devem servir de veículo para a sua expressão. A mensagem de Cristo é capaz de alcançar o coração dos homens de todo tempo e lugar (também na sua cidade!), mas devemos ser fiéis a ela, em comunhão com a Igreja e aquilo que o Espírito lhe diz. Nossas ideias e projetos, por melhores que sejam, não se comparam aos projetos e à sabedoria de Deus manifestada em sua Palavra e comunicada a nós pela Igreja.

Jovem peregrino, você carrega dentro de si uma semente poderosa, pois ela traz um maravilhoso potencial de vida. A grande tarefa confiada por Cristo a nós não é outra senão essa: dividir essa semente com outros corações; ajudá-los a passar de áridos desertos a jardins bem irrigados por Deus.
A Palavra que você ouve na liturgia; reza em seus momentos de intimidade com o Senhor e estuda para compreender melhor é a Boa Semente que precisa ser lançada nesse mundo. Ela comunica a vida do próprio Cristo àqueles que a acolhem. Talvez, bem perto de você, haja pessoas com fome e sede da alma, como será bom vê-las experimentando uma vida nova porque você semeou a Palavra em seu coração! Evangelizar se aprende evangelizando! Aproveite as pequenas oportunidades do dia a dia para anunciar a Boa Notícia. Você verá que, à medida que a divide com outros, essa Palavra Viva vai crescendo e tomando conta do seu coração.

Você já semeou a Boa Semente no coração de alguém, hoje?

Fonte: Discípulos, JMJ Rio 2013 (pag. 12-14)